segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Quiche Aspargus Swiss-Thai Fusion (por Watson)


Com certeza uma das melhores quiches que já comi ! Uma incrível combinação de sabores com perfume único e textura fabulosa. Pena que as fotos não ficaram a altura da quiche, mas atualizo assim que repetir.

O mais fascinante desta receita é que ela foi criada pelo Watson. Para aqueles que nunca ouviram o nome deste novo chef, trata-se de um supercomputador da IBM que foi treinado para vencer os melhores jogadores de Jeopardy.


Agora, os pesquisadores da IBM estão ensinado o Watson a criar receitas inovadoras, fazendo uso de uma grande quantidade de dados (big data) provenientes de: milhões de diferentes receitas regionais, incluindo seus ingredientes, proporções e processos para transformá-los em comida; informações sobre sabores e quais moléculas estão presentes em diferentes ingredientes, bem como a estrutura química destas moléculas; dados sobre como os humanos classificam a agradabilidade ao odor de 70 diferentes compostos químicos e por fim, como os diversos ingredientes se combinam, ou seja, dividem as mesmas moléculas de sabor (Food Pairing).

Similar a evolução genética, o Watson começou a criar um sem-número de novas receitas com base em mutações (trocas) de ingredientes e fundí-los em outras receitas, resultando em uma vasta lista de receitas híbridas.  As idéias mais criativas eram selecionadas com base no grau de inovação, ou melhor, de alteração da receita original, de tal forma que causasse surpresa contrastando com nossas crenças ou paradigmas - todos aceitam colocar mostarda e catchup no cachorro quente, mas será que aceitariam pasta de amendoim ?

Mas como selecionar as melhores receitas ? Como podem imaginar, o gosto é uma coisa complexa e muito pessoal, afinal sempre ouvimos que gosto não se discute. Aprendemos que nossa língua é capaz distinguir os 5 gostos básicos, isto mesmo cinco - acharam mais um no último século - doce, salgado, amargo, azedo e umami (saboroso). Mas existem tantas outras variáveis a considerar como a temperatura, a textura, a crocância, quanta fome você esta ao comer, as memórias afetivas que estão associadas a este sabor, e por ai vai.

Os pesquisadores argumentam que apesar disto tudo, a chave para o gosto é o aroma, afinal todos já devem ter experimentado a sensação de comer estando resfriado/constipado. Boa parte do sabor vai embora. É ai que entra a química para nos ajudar... O Watson pode ir através de todas as moléculas de sabores em uma receita, procurando por suas propriedades químicas e comparando-as com as de 70 moléculas de odor de referência, para as quais existe uma classificação de agradabilidade.

Finalmente, o Watson pode gerar uma lista de receitas ranqueadas por 3 categorias: grau de inovação/surpresa, agradabilidade/prazer com o aroma e a paridade de sabores entre os ingredientes.

Toda esta introdução para dizer de onde veio esta maravilhosa receita, proveniente da criatividade do Watson na combinação dos ingredientes e do Institute of Culinary Education (ICE) of New York na interpretação de como prepará-las.

Talvez tenha feito uma heresia, um disparate ao trocar a massa de quiche sugerida pela que estou acostumado a usar. Mas garanto que a massa é muito boa...

Ingredientes
(receita original - Clique aqui)

Para massa, clique aqui para ver a receita. A massa é para uma forma de 25 cm de diâmetro.

12g de capim limão (parte branca apenas) cortado em rodelas
120g de alho poró (parte branca apenas) cortando em rodelas (dá mais ou menos 1 talo médio)
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal (45g)
6 aspargos brancos

1 colher (sopa) de água
3 ovos inteiros + 1 gema
215g de creme de leite fresco
215g de yogurt natural
60g de queijo feta picado

1/2 colher (chá) de curry indiano
uma pitada de sementes de coentro (moídas em um pilão)
quanto baste de queijo gruyére ralado para cobertura (em torno de 100g)
sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo

Abra a massa em uma forma com fundo removível usando seus dedos. Não há necessidade de untar por que a massa já tem bastante manteiga. Faça furos na massa com um garfo para que ao assar não levante. Asse a massa em forno pré-aquecido a 180C, por cerca de 5 a 10 minutos, até que ganhe cor. Retire e reserve.

Em uma frigideira, derreta 2 colheres de sopa de manteiga em fogo médio e então adicione o capim limão e o alho poró cortados em rodelas. Tempere com sal e deixe cozinhar até que fiquem macios, mexendo ocasionalmente. Reserve e deixe esfriar.

Derreta o restante da manteiga em uma frigideira em fogo médio, adicione a água e os aspargos, tempere com sal e deixe cozinhá-los por alguns minutos. Reserve.

Em uma tigela, coloque os ovos, a gema, o coentro, o curry, o creme de leite e o yogurt e misture até homogenizar. Adicione o alho poró e capim limão, junto com o queijo feta, tempere com sal e a pimenta do reino.

Coloque a mistura sobre a massa, arranje os aspargos sobre a mistura (eles devem afundar) e cubra tudo com queijo gruyére ralado. Asse em forno pré-aquecido a 180C por 30 minutos, até que fique dourado e firme. Sirva quente !



Referência:
A new kind of food science: How IBM is Using Big Data to Invent Creative Recipes
Computational creativity


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...