sábado, 28 de dezembro de 2013

Minha versão do Pub's Burger


Pub's Burger /
s.m. Hamburguer de 150g servido com cebola caramelizada com cerveja preta, provolone grelhado, tapenade de azeitonas, alface frizzé e maionese, no pão australiano. Acompanha batata rústica e maionese de cerveja preta.

Desde o seu lançamento pelo restaurante América, fiquei imaginando como seria a cebola e a maionese preparadas na cerveja preta. Não via a hora de fazê-lo em casa usando a cerveja preta Guiness. Mas como arrumar a maionese de Guiness ??? Foi aqui que o vídeo da maionese em casa me inspirou... Que tal trocar a água da receita pela cerveja ?

Versão original

O resultado final ficou diferente do original, mas confesso que me agradou mais, pois a maionese que fiz, seja pela Guiness ou pela mostarda Dijon, ficou mais saborosa e com sabor de maionese.... A versão original é um pouco adocicada lembrando um caramelo, talvez tenha sido feito com a cerveja reduzida, não sei bem, mas parece um outro molho e não maionese.

Outra coisa que chama bastante a atenção na versão original é o tapenade de azeitona. Particularmente, acho que ele domina demais o sabor do sanduíche. Preferi então não utilizá-lo neste versão caseira.

Claro que o Pão Australiano da versão original não deu para arrumar, mas um bom pão integral combinou bem. Já as fritas fiquei devendo...

Resultado final - excelente opção de hambúrguer com combinação de sabores intensos, tanto a versão original quanto a alternativa caseira !


Ingredientes (para 6 a 8 burguers)
(Hambúrguer)
1kg de carne (contra-file) - para este versão caprichei na carne - Vagyu marmorizado como Kobe
1 cebola média picada
2 colheres (sopa) de molho worcestershire
2 fatias de queijo provolone por hambúrguer
Pão integral
Folhas de alface para acompanhamento

(cebola caramelizada)
2 cebolas grandes cortadas em rodelas ou meia luas
2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de cerveja Guiness (ou outra preta do tipo Stout)
1 a 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Primeiro Passo - Maionese
Para a maionese, vamos seguir a receita deste posting mas trocando a água pela cerveja Guiness.

Segundo Passo - Cebola caramelizada
Em uma frigideira, refogue a cebola com um fio de azeite em fogo baixo. Mexa de vez em quando até que a cebola fique na cor dourado escuro indo para o marrom. Coloque então a cerveja e o açúcar deixe reduzir bastante até forma um molho denso. Reserve.

Terceiro Passo - Preparação dos discos de carne
Refogue a cebola picada com um fio de azeite até que fique macia e dourada. Reserve.

Limpe o excesso de gordura e os nervos da carne se necessário e corte-a em pedaços. O ideal é separar uns 10% do peso da carne em gordura para picarmos junto.

Em um processador, pique a gordura da carne, com a cebola e o molho inglês até formar um creme. Corte a carne em cubos e coloque para picar no processador até obter uma mistura homogênea. Separe a carne em porções de 150g a 200g e vamos bater no hambúrguer...Jogue a carne contra a sua mão algumas vezes para retirar o ar de dentro e fazer com que a gordura e carne se juntem mais. Leve de volta a geladeira até a hora de grelhá-los.

Quarto Passo - Os hambúrgueres
Molde os discos com as mãos ligeiramente maior que o tamanho do pão. Coloque sal nos dois lados e pimenta do reino em apenas um.

Para grelhar, use uma frigideira de fundo grosso ou uma grelha e aproveite para dar uma leve tostada na parte interna do pão. Grelhe por cerca de 4 a 5 minutos de cada lado os discos maiores e de 3 a 4 minutos os menores. Quando faltar 1 minuto para o fim, coloque o queijo provolone por cima e abafe com a ajuda de uma tampa de panela. Pode jogar um pouco de água do lado para que o vapor ajude a derreter o queijo.


Para montar, passe a maionese na parte interna da base do pão, coloque a alface e o disco de hambúrguer e a cebola caramelizada por cima do queijo (não faça como na foto rs). Pronto !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...