domingo, 3 de fevereiro de 2013

Creme brulée de chocolate


Sofisticado e ao mesmo tempo simples de fazer. Este creme cuja origem data do século 17 tem sua criação reivindicada por franceses, ingleses e até catalães.

Depois que você domina a receita tradicional básica (clique aqui para ver), vale a pena arriscar outros sabores e impressionar os convidados: chocolate, capim santo, gengibre, café, licores e por ai vai.

Ingredientes (6 ramequins)
100g de chocolate meio amargo
1/2 fava de baunilha
600ml de creme de leite (mais ou menos 3 xícaras de chá)
6 gemas
60g de açúcar mascavo
40g de açúcar refinado
quanto baste de açúcar para fazer o brulée

Preparo
Em um panela, aquecer o creme de leite sem ferver junto com a fava de baunilha. Deixar repousar por 15 minutos. Em uma tigela, bater rapidamente as gemas com o açúcar até obter um creme homogêneo. Em uma outra tigela, leve o chocolate para derreter no banho maria ou no microondas (sempre coloco para aquecer de 30 em 30 segundos até o chocolate derreter sem queimar).

Misture um pouco do creme de leite (coado) no ovos e mexa com o fouet. Repita o processo até colocar todo o creme. É importante mexer sempre para não ter chance do ovo cozinhar com o calor do creme.

Por fim, coloque o chocolate e misture até obter um creme homogêneo da cor do chocolate. Comece a encher os ramequins até quase a borda. Coloque os ramequins em uma assadeira com um pano ou papel toalha no fundo e preencha com água fervendo até a metade dos ramequins. O papel, segundo dizem, ajuda a evitar que a água ao ferver caia em cima dos ramequins.


Leve ao forno pré-aquecido a 165ºC por 30 a 35 minutos, ou até que o creme esteja com a consistência de uma gelatina ao batermos levemente na lateral do ramequim.

Retire do fogo com cuidado e leve para gelar por no mínimo 4 horas. Ao servir, coloque uma colher de açúcar por cima, retire o excesso, limpe as bordas e queime o açúcar com o o maçarico até obter algumas manchas marrons e uma casquinha fina sobre o doce. Pronto, o creme brulée está pronto para ir a mesa e ser apreciado !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...