domingo, 14 de outubro de 2012

Beer Cheese Soup


É isto mesmo, sopa de cerveja e queijo. Estranho, incomum, improvável mas curioso... foi mais ou menos isto que pensei quando me recomendaram que experimentasse. No princípio, achei não ter ouvido direito, mas a confirmação logo veio no cardápio de um restaurante localizado ao lado (quase dentro da pista) do aeroporto de Miami. Servida como entrada, a curiosidade me fez abrir mão de outras delícias e dentro de um grupo de quase 30 pessoas, fiquei surpreso ao perceber que somente eu havia elegido a tal sopa para começar o jantar. Foi inevitável pensar - o que eles sabem que eu não sei, ou então, será que ninguém tem coragem de experimentar algo novo. Fiquei firme na minha opção e não me arrependi....

Um pouco apimentada, de sabor e aroma complexos, o amargo da cerveja se faz perceber, mas logo é quebrado pelo gosto do queijo. Como o restaurante não dava a receita, tive que recorrer a internet e percebi que esta combinação de sopa não é tão incomum nos Estados Unidos, como imaginava. Peguei uma das receitas, adaptei um pouco e chamei a família para experimentar, sem contar do que era... o suspense é fundamental nestas situações !


Ingredientes (6 a 8 pessoas)
(receita original, clique aqui)

1,5 xícaras (chá) de cenoura picada
1,5 xícaras (chá) de cebola picada
1,5 xícaras (chá) de salsão picado
2 dentes de alho picados
1 colher (chá) de molho de pimenta (como não sou grande fá, usei tabasco)
1/2 colher (chá) de pimenta cayenne
3 xícaras (chá) de caldo de galinha (700ml)
2 xícaras (chá) de cerveja (pilsen ou lager, usei a lager)
80g de manteiga sem sal
80g de farinha de trigo
4 xícaras (chá) de leite
6 xícaras (chá) de queijo cheddar ralado
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
2 colheres (sopa) de Worcestershire sauce (Lea & Perrins ou molho inglês)
sal e pimenta do reino a gosto
Croutons para servir

Preparo
Em uma panela, refogue no fogo médio, a cenoura, a cebola, o salsão, o alho em um fio de azeite. Quando começarem a amolecer, acrescente a pimenta, o caldo de galinha e a cerveja. Deixe cozinhar por 12 minutos ou até que os vegetais estejam macios. Reduza tudo com um mixer, passe pela peneira e reserve.
Enquanto os vegetais cozinham, derreta a manteiga em uma panela e acrescente a farinha, mexendo bem para misturar. Cozinhe a mistura (roux) por 3 a 4 minutos até obter uma coloração marrom claro. Acrescente o leite ao poucos, misturando bem com a ajuda de um fouet (batedor de arame). Desligue e adicione o cheddar picado. Misture bem até que o queijo derreta e o creme fique homogêneo. Coloque a mostarda, o molho worcestershire e o creme de legumes e cerveja. Deixe cozinhar por 10 minutos, ajuste o sal e a pimenta e sirva com croutons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...