terça-feira, 28 de agosto de 2012

Hambúrguer de carne de porco e erva-doce


Hambúrguer de carne de porco (ou calabresa) e catupiry, era presença garantida no fim de noite da minha adolescência... Naquela época, não me interessava pela receita, pela forma de preparo, pelos ingredientes, calorias nem sabia o que eram... minha única preocupação era com o sabor, o preço e a satisfação de comer... O campeão na preparação deste sanduíche era em uma lanchonete (não me lembro o nome) que ficava em uma praça na Vila Nova Conceição. Como não dá para repetir, tentei buscar na memória os sabores que me lembrava e o resultado ficou muito bom !!!

Ingredientes (4 porções)
(hambúrguer)
500g de carne de porco moída
2 colheres (sopa) de semente de erva-doce
1 colher (sopa) de tomilho limão
2 dentes de alho espremidos
4 pães de hambúrguer
Catupiry ou queijo prato
sal e pimenta a gosto.

(cebola)
2 cebolas cortadas em anel ou meia lua
120g de açúcar mascavo
1/2 xícara (chá) de vinagre balsâmico

Preparo
Em um processador de alimentos (ou na mão mesmo), misture a carne de porco, as sementes de erva-doce, o tomilho e o alho. Monte 4 discos de hambúrguer e leve a geladeira até a hora de grelhar.

Em uma frigideira, refogue as cebolas no fogo médio com um fio de azeite por 10 minutos. Assim que estiverem macias e muchas, coloque o açúcar mascavo e o vinagre. Deixe reduzir por 10 a 15 minutos e reserve.

Leve uma frigideira (ou grelha) ao fogo e quando estiver bem quente, toste rapidamente a parte interna dos pães e reserve. Tempere os discos com sal e pimenta do reino e grelhe na frigideira com um fio de azeite, por 3 a 4 minutos de cada lado. Se decidir usar queijo prato, coloque o queijo quando faltar 1 ou 2 minutos.

Monte da seguinte forma: disco de hambúrguer e queijo catupiry apenas ou disco de hambúrguer, queijo prato, cebola caramelizada e mostarda a gosto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...