quinta-feira, 5 de julho de 2012

Fettuccine com manjericão, limão siciliano e parmesão


Passei a semana toda com uma gripe chata, super congestionado, com o olfato e conseqüentemente paladar completamente modificados. Tudo para mim tinha cheiro de mato, não sei por que, mas atrapalhou muito na cozinha. Tive que pilotar o fogão totalmente por instrumentos, se isto for possível. Mas aí recorri a uma das receitas do Jamie Oliver, que dificilmente dá errado. Segundo ele, este é o molho mais simples do mundo, delicioso, cremoso, difícil de discordar !

Apesar da dificuldade olfativa, o perfume e sabor do limão e do manjericão combinam muito. Lembrei até de um suco que eu gosto bastante do Santo Grão que é de limão com manjericão.

Ingredientes
[receita original]
Fettuccine ou equivalente para 4 pessoas
6 colheres (sopa) de azeite extravirgem
150g de queijo parmesão ralado fino
2 limões sicilianos (raspas e suco)
2 gemas de ovo
1 maço de folhas de manjericão
sal e pimenta do reino moída a gosto.

Preparo
Amasse as folhas de manjericão em um pilão com uma pitada de sal até obter uma pasta verde, reserve. Coloque a água do macarrão para ferver. Em uma tigela, misture 3/4 do queijo ralado, o azeite, o suco e raspas de limão, as gemas e a pasta de manjericão, até obter uma pasta homogênea. Assim que a água ferver, coloque a massa para cozinhar e a tigela em cima da panela, tipo banho-maria. Mexa de vez em quando o molho até a tigela estiver quente. Quando a massa estiver cozida, misture-a sem escorrer direto na tigela do molho. O calor da massa irá cozinhar as gemas. Decore os pratos com o restante do queijo e algumas folhas de manjericão e bom proveito !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...