quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Estrogonofe ou Strogonoff de filé mignon

Depois de anos de observação atenta aos garçons do Tatini na confecção do meu pedido, acho que fiquei perto de atingir a excelência na preparação do estrogonofre - pelo menos gosto de pensar assim, apesar de humildemente aceitar que a versão deles é ainda imbativel. Nunca peguei a receita de fato e tive que adivinhar as proporções, mas quem já experimentou a minha versão sempre adorou !



Ingredientes (6 a 8 pessoas)
  • 1,5 kg de filé mignon cortado em tiras (melhor que em cubos);
  • 300g de cogumelo Paris fresco fatiado em lâminas;
  • 1 cebola grande finamente picada;
  • 2 colheres de farinha de trigo;
  • 1 colher de páprica doce;
  • 75g de manteiga sem sal;
  • 2 colheres de molho inglês;
  • 2 colheres de mostarda amarela;
  • 1/2 xícara de conhaque;
  • 1 lata de extrato de tomate;
  • 1 xícara de creme de leite (fresco ou de caixinha);
  • 1 xícara de molho roti (se não tiver, pode usar uma xícara de água ou de caldo de carne);
  • sal e pimenta do reino a gosto.

Etapas

  • Assim que terminar de cortar a carne em tiras, espalhe sobre uma forma, tempere com sal e pimenta do reino, polvilhe a farinha de trigo e a páprica doce e mexa um pouco para que a farinha e os temperos espalhem bem;
  • Derreta a manteiga no fogo baixo em uma panela. Em seguida refogue a cebola até que comece a ficar translúcida;
  • Coloque a carne e refogue bem no fogo médio. Como a quantidade de carne é grande, mexa com uma colher de pau para que o cozimento seja homogêneo entre os pedaços;
  • Coloque o conhaque e se quiser pode flambá-lo. Aguarde alguns minutos para que o álcool evapore;
  • Adicione o molho inglês, a mostarda e os cogumelos fatiados. Mexa até que o molho fique homogêneo e deixe cozinhar alguns minutos;
  • Acrescente o molho roti e o molho de tomate, mexa bem, abaixe o fogo e deixe cozinhar até que o molho fique mais concentrado;
  • Quando estiver concentrado, acrescente o creme de leite fresco, misture bem, acerte o sal e a pimenta e deixe cozinhar mais 2 ou 3 minutos;
  • Retire do fogo, monte os pratos com arroz branco e fritas.

Observações

  • Geralmente não mudo as proporções dos ingredientes se uso de 1kg a 1,5kg de carne;
  • Muita gente me pergunta o por quê da farinha. Eu acho que além de ajudar a engrossar o molho também ajuda a reter mais o suco da carne, mas confesso não ter base científica para afirmar isto;
  • Na minha opinião o segredo do prato do Tatini é o molho roti deles, impossível de ser copiado. Mas tenho usado o molho da Nestlé e gosto bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...