terça-feira, 27 de setembro de 2011

Bruschetta de espinafre

Esta receita de creme é super versátil, pois pode acompanhar diferentes pratos. Posso dizer que a recebi de herança ! Isto mesmo, adaptei de um livro antigo de receitas (todas escritas a mão) que pertenceu a minha avó e depois a minha mãe. Ele acabou nas minhas mãos após a mama abdicar da cozinha nos almoços de Domingo e, por ser o primogênito, tive que assumir este papel.

Desta vez vamos de bruschetta !!!



Ingredientes (acho que dá umas 12 torradas)
  • 1 maço de espinafre lavado;
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 2 xícaras de leite;
  • 1 xícara de mussarela ou gruyere ralado;
  • 1 colher de chá de noz moscada moída;
  • 12 fatias de pão (italiano, português ou aquele que você tiver);
  • Quanto baste de manteiga para passar nas fatias de pão;
  • Quanto baste de queijo parmesão para polvilhar nas torradas (acho que 100 a 150g são suficientes);
  • sal, pimenta do reino a gosto.

Etapas
  • Leve o espinafre lavado, ainda úmido, em uma panela ao fogo baixo e deixe abafar por 10 minutos;
  • Retire o espinafre e pique em uma tábua. Reserve;
  • Em uma outra panela, derreta a manteiga e em seguida junte a farinha, mexendo bem. Deixe cozinhar por 2 minutos;
  • Adicione a noz moscada e o leite aos poucos mexendo sempre ao fogo baixo;
  • Junte o espinafre picado e o queijo ralado, misture bem, acerte o sal e a pimenta e reserve;
  • Passe manteiga nas fatias de pão e leve ao forno até que fiquem douradas;
  • Espalhe sobre as fatias o creme de espinafre e o queijo parmesão ralado;
  • Leve ao forno bem quente para que gratine e sirva !!!
Ficou uma delícia, mas acho que a torrada de espinafre do Pizzarella (a minha preferida) era ainda melhor. Pena que fechou !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...